GEOGRAFIA UECE 2025.1
A) Serra de Baturité, Serra do Araripe e Serra da Meruoca.
B) Serra de Uruburetama, Serra de Maranguape e Serra do Apodi.
C) Serra do Machado, Serra da Meruoca e Serra de Uruburetama.
D) Serra do Machado, Serra da Ibiapaba e Serra de Baturité.
32. Na Ásia como no restante do mundo, rios são fontes devida, mas em especial destaca-se um que nasce a partir de vários afluentes e é considerado o principal rio dessa parte do globo. Os geógrafos chineses reconhecem a fonte do seu afluente principal que fica em uma geleira no oeste da Serra Dangla, na parte oriental do planalto tibetano. Nessa bacia hidrográfica foi construída a maior hidrelétrica do mundo, adas “Três Gargantas”. Essas informações se referem ao Rio
A) Yangtzé.
B) Amarelo.
C) Beijiangue.
D) Tarim.
33. Cartograficamente e usando os conhecimentos de posicionamento, é correto afirmar que o estado brasileiro que tem como seus limites a oeste os estados do Pará e Mato Grosso, ao sul o estado de Goiás, a leste os estados da Bahia, Piauí e Maranhão e ao norte os estados do Maranhãoe Pará é
A) Minas Gerais.
B) Tocantins.
C) Pernambuco.
D) Mato Grosso do Sul.
34. Pode-se chamar de deserto qualquer região estéril que sustente poucas formas de vida. Os maiores desertos do mundo são amplas regiões de clima árido marcadas pela escassez e irregularidade das chuvas, além da baixa umidade relativa do ar e da vegetação esparsa ou ausente. O maior deserto do mundo é denominado
A) Antártida ou Antártica.
B) Deserto do Saara.
C) Deserto de Kalahari.
D) Deserto do Vale da Morte.
35. Leia atentamente o seguinte texto:
“A população da cidade de Petrolina (PE) chegou a 386.786pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 31,58% e de mais 92.824 habitantes em relação ao censo realizado em 2010. O aumento foi suficiente para que Petrolina superasse Caruaru (378.052) e Olinda (349.976) no ranking de maior população de Pernambuco, ficando atrás do Recife (1.488.920) e de Jaboatão dos Guararapes(643.759). Apesar de ambas serem as cidades mais populosas do estado, os dois municípios pernambucanos observaram encolhimento nos números populacionais com queda em comparação ao Censo de 2010”.Fonte: Censo 2022: com 386.786 habitantes, Petrolina supera Caruaru e Olinda e é a terceira maior cidade de Pernambuco.
G1Petrolina, 28/06/2023. Disponível em https://g1.globo.com
Considerando o excerto acima, é correto dizer que
A) população urbana e população da cidade são sinônimos, dado que o urbano diz respeito somente à cidade.
B) a população é o único e exclusivo critério para mensurara urbanização em algum lugar e, portanto, o seu crescimento.
C) há uma confusão entre os conceitos de cidade e município, pois eles não são similares e refletem realidades espaciais distintas.
D) o censo demográfico é uma pesquisa desenvolvida a cada dez anos e quantifica somente a população urbana do Brasil.
36. Leia atentamente o excerto a seguir:“
Os baixos custos de transporte e comunicação podem facilitar a dispersão e a descentralização da atividade por espaços geográficos cada vez mais amplos. A quase eliminação do tempo e dos custos de transporte como fator determinante para a decisão da localização permite que o capital explore diferentes oportunidades de lucro em lugares extremamente díspares. As divisões de trabalho dentro de uma empresa podem ser descentralizadas para diferentes locais. A deslocalização produtiva se torna possível e o elemento de monopólio na concorrência é reduzido. As especializações regionais e as divisões do trabalho se acentuam, porque pequenas diferenças de custo (como impostos locais) se traduzem em mais lucro para o capital”. Fonte: David Harvey. As 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.
De acordo com a passagem acima, é correto afirmar que
A) o tempo é um fator menos importante que o espaço para as oportunidades lucrativas de investimento e expansão geográfica do capital.
B) o capital se apropria e ao mesmo tempo produz, mediante o tempo e o espaço, as oportunidades de auferir maior lucratividade em determinados contextos históricos e em locais particulares de modo homogêneo e equitativo.
C) na medida em que o capital se beneficia pelas novas tecnologias de transporte e comunicações, há uma maior homogeneização dos espaços a partir da expansão geográfica das inovações dificultando a divisão territorial do trabalho das empresas.
( ) As inundações que ocorreram em diversas cidades do Rio Grande do Sul revelam a pouca atenção às políticas relacionadas às questões ambientais que poderiam mitigar ou evitar desastres como este.
( ) Os impactos vivenciados pela população foram homogêneos, uma vez que as inundações impactaram vários municípios, cidades e zonas rurais, independente de diferenças socioeconômicas e classe social.
( ) As mudanças climáticas não têm relação com as inundações, pois o homem é separado da natureza e não interfere na sua dinâmica natural, sendo a natureza a responsável pelos problemas ambientais.
( ) As diferenças sociais de renda e raça se tornaram visíveis com as inundações, pois as populações mais vulneráveis que sofreram com perdas materiais e imateriais são, em sua maior parte, de pretos e pardos de baixa renda. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) V, F, V, F.
B) F, V, V, F.
C) F, V, F, V.
D) V, F, F, V.
38. Leia com atenção a seguinte passagem: “Dados do Censo 2022, divulgados nesta quinta-eira(21/03), mostram que 111,28 milhões de pessoas vivem próximo ao litoral brasileiro, em uma faixa de território que inclui domicílios localizados a uma distância máxima de 150quilômetros da costa. Isso representa 54,8% do total da população em 2022 (203,08 milhões), de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 2010, houve aumento de quase 5 milhões de pessoas, em números absolutos (eram106,37 milhões). No entanto, a parcela da população vivendo no litoral em relação ao total da população recuou, já que eram 55,8% na ocasião”. Fonte: Vitor Abdala. Mais da metade da população brasileira vive no litoral. Agência Brasil, EBC. 21/03/2024.Considerando a passagem acima apresentada, assinale a afirmação FALSA
A) Mais da metade da população brasileira se concentra na faixa litorânea devido à presença de amplos espaços rurais que possibilitam a produção agrícola em larga escala com destino ao mercado externo.
B) O processo de ocupação do território que hoje é o Brasil iniciou-se pelo litoral, favorecendo a fixação dos colonizadores por meio da fundação dos primeiros núcleos urbanos.
C) O recuo em termos percentuais da população que vive na faixa litorânea entre 2010 e 2022 sinaliza para um crescimento demográfico distante do litoral.
D) A presença da maior parte da população brasileira vivendo na faixa litorânea deve-se às condições de vida propiciadas pelas cidades, sobretudo as capitais, que foram as bases de fixação do povoamento e concentram bens e serviços que fomentam processos migratórios.
GABARITO
31 C
32 A
33 B
34 A
35 C
36 D
37 D
Nenhum comentário:
Postar um comentário