domingo, 15 de dezembro de 2024

Humanas para o ENEM - DESIGUALDADE SOCIAL

Humanas para o ENEM - DESIGUALDADE SOCIAL


1 ENEM (2022) TEXTO I

TEXTO II

    É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? É possível interagir na aula remota pelo celular?

ASSIS, A. E. S. Q. Educação e pandemia. Educação em Revista, n. 37, 2021 (adaptado).

A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporânea:

a) Exclusão social.               b) Expansão digital.

c) Manifestação cultural.      d) Organização espacial.

e) Valorização intelectual.


2 ENEM (2020) Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa presença feminina se dá mais no espaço dos empregos precários, onde a exploração, em grande medida, se encontra mais acentuada.

NOGUEIRA, C. W. As trabalhadoras do telemarketing: uma nova divisão sexual do trabalho? In ANTUNES, R, et al. Infoproletários degradação real do trabalho virtual. São Paulo. Bomtempo, 2009.

A transformação descrita no texto tem sido insuficiente para o estabelecimento de uma condição de igualdade de oportunidade em virtude da(s)


a) estagnação de direitos adquiridos e do anacronismo da legislação vigente.

b) manutenção do status quo gerencial e dos padrões de socialização familiar.

c) desestruturação da herança patriarcal e das mudanças do perfil ocupacional.

d) disputas na composição sindical e da presença na esfera político-partidária.

e) exigências de aperfeiçoamento profissional e de habilidades na competência diretiva.


3 ENEM (2018) Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.).Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).

Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

a) criação de novos ofícios.

b) ampliação de direitos sociais.

c) redução da desigualdade de gênero.

d) fragilização da representação sindical.

e) erradicação da atividade informal.


4 ENEM (2010) Seria até engraçado, se não fosse trágico, porque na hora que a pessoa tem uma doença, ela fica se achando responsável por ter a doença. E se você pegar na história da medicina, sempre foi feito isso — os que tinham lepra eram considerados ímpios; tinham lepra porque não eram tementes a Deus, porque não eram homens e mulheres que tinham uma vida religiosa. Os tuberculosos, no início do século, na epidemia de tuberculose na Europa inteira, aqui em São Paulo, no Brasil todo, eram pessoas devassas, jovens devassos. Com a Aids nós vimos a mesma coisa. Quem tinha Aids, quem eram? Eram os promíscuos e os viciados em drogas, não é?

Entrevista de Dráuzio Varella no programa Roda Viva em 30 ago. 2004. Disponível em: www.rodaviva.fapesp.br. Acesso em: 30 jan. 2012 (adaptado).

Dráuzio Varella discute a associação entre doença e costumes cotidianos. De acordo com o argumento apresentado, essa associação indica


a) a culpabilização de hábitos considerados como desregrados, adequando comportamentos.

b) o desejo de estender a qualidade de vida, controlando as populações mais jovens.

c) a classificação dos grupos de risco, buscando impedir o contágio.

d) a diminuição da fé religiosa, na modernidade, rejeitando a vida celibatária.

e) o desenvolvimento da medicina, propondo terapêuticas que melhorem a vida do doente.




5 O ápice da ilustração se traduz por uma conduta social caracterizada pela 

a) cultura do cancelamento.

b) prática do feminicídio.

c) postura negacionista.

d) ação involuntária.

e) defesa da honra.


6 ENEM (2021) As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.

ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.

A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como

a) ação afirmativa.

b) missão civilizatória.

c) desobediência civil.

d) apropriação cultural.

e) comportamento xenofóbico.


7 ENEM (2019) A cidade E a situação sempre mais ou menos, Sempre uns com mais e outros com menos. A cidade não para, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce. CHICO SCIENCE e Nação Zumbi. In: 

a lama ao caos. Rio de Janeiro: Chaos; Sony Music, 1994 (fragmento). A letra da canção do início dos anos 1990 destaca uma questão presente nos centros urbanos brasileiros que se refere ao(à)

a) déficit de transporte público.

b) estagnação do setor terciário.

c) controle das taxas de natalidade.

d) elevação dos índices de criminalidade.

e) desigualdade da distribuição de renda.


8 ENEM (2010) A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é inspirada em similares dos Estados Unidos da América e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo o público estudantil e tem como principal objetivo impedir a evasão escolar de grupos socialmente discriminados.

Época, 11jan. 2010 (adaptado). O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino para atender esse público, pretende-se

a) contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT.

b) copiar os modelos educacionais dos EUA e da Europa.

c) permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico.

d) criar uma estratégia de proteção e isolamento desse grupo.

e) promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino.


9 ENEM (2014)

Maria da Penha.

Você não vai ter sossego na vida, seu moço

Se me der um tapa

Da dona “Maria da Penha” Você não escapa

O bicho pegou, não tem mais a banca

De dar cesta básica, amor

Vacilou, tá na tranca

Respeito, afinal, é bom e eu gosto

[...]

Não vem que eu não sou

Mulher de ficar escutando esculacho

Aqui o buraco é mais embaixo

A nossa paixão já foi tarde

[...]

Se quer um conselho, não venha

Com essa arrogância ferrenha

Vai dar com a cara

Bem na mão da “Maria da Penha”


ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.

A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)


a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.

b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.

c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.

d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.

e) ingestão excessiva de álcool pelos homens.


GABARITO
1 A
2 B
3 B
4 A
5 B
6 D
7 E
8 E
9 C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES DE HUMANAS PARA O ENEM - 5 QUESTÕES DE FILOSOFIA PRÉ-SOCRATICA

  HUMANAS PARA O ENEM 1 (ENEM 2015) A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz d...