quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

HUMANAS PARA O ENEM - MOVIMENTOS SOCIAIS

HUMANAS PARA O ENEM - MOVIMENTOS SOCIAIS

1 Na sociedade democrática, indivíduos e grupos organizam-se em associações, movimentos sociais e populares, classes se organizam em sindicatos e partidos, criando um contra-poder social que, direta ou indiretamente, limita o poder do Estado. Marilena Chauí, Convite à Filosofia. Nesse sentido, a importância dos movimentos sociais para as reivindicações de grupos minoritários se dá porque:

a) aumentam da insegurança e o caos social.

b) tornam visíveis suas reivindicações e aumentam sua representatividade.

c) geram de empregos e das movimentações de capital financeiro.

d) enfraquecem das instituições do governo através de críticas e manifestações.


2 (CESGRANRIO 2024) No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio às formas de condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade, pecado, degeneração, doença. Falar do movimento LGBT implica, portanto, chamar a atenção para a sexualidade como fonte de estigmas, intolerância, opressão.

SIMOES, J. Homossexualidade e movimento LGBT: estigma, diversidade e cidadania. In: BOTELHO, A.; SCHWARCZ, L. M. Cidadania, um projeto em construção. São Paulo: Claro Enigma, 2012 (Adaptação).

O movimento social abordado justifica-se pela defesa do direito de:

a) organização sindical.               b) participação partidária.

c) manifestação religiosa.            d) formação profissional.

e) afirmação identitária.


3 Hoje em dia a busca pelo acesso igualitário a universidade é uma importante política pública, que deve estar presente no processo de seleção no acesso às universidades públicas. Neste sentido, indique a alternativa que indica uma política pública socialmente compensatória encontrada no processo seletivo do SISU para acesso à universidade.. 

a) Equidade de gênero nas vagas.

b) Exigência de escolaridade de nível superior.

c) Exame médico

d) Ações afirmativas com cotas sociais e cotas raciais

e) Cotas de ricos


4 (FGV 2014) Ao estudar os movimentos sociais da contemporaneidade, Charles Tilly pegou emprestada do campo musical a noção de "repertório", útil para investigar a relação entre cultura e política nos processos de mobilização coletiva. Para Tilly, repertório e "o pequeno leque de maneiras de fazer política num dado período histórico. O conceito ressalta a temporalidade lenta das estruturas culturais, mas dá espaço aos agentes, pois que a lógica volátil das conjunturas políticas os obrigaria a escolhas contínuas, conforme oportunidades e ameaças cambiantes - em contextos democráticos, passeatas são mais seguras que guerrilhas; em contextos repressivos, pode bem ser o contrário".

(ALONSO, A. "Repertorio, segundo Charles " in Revista Sociologia & Antropologia, v. 2, n. 3, 2012, p. 22.)

Com base no fragmento acima, o conceito de repertório de Charles Tilly é

a) o conjunto de estruturas organizativas institucionalizadas para expressar pleitos coletivos.

b) o conjunto de demandas moralmente licitas para superar a discriminação e a exploração.

c) o conjunto de formas disponíveis para os grupos disputarem os recursos e capitalizarem seus interesses.

d) o conjunto de meios legalmente sancionados para transformar uma sociedade.

e) o conjunto de ações políticas disponíveis para determinada sociedade em determinado momento histórico.


5 (NUCEPE SEDUC-PI 2015) Os movimentos sociais são caracterizados como uma ação coletiva de grupo organizado que, dentro de determinada sociedade e em contexto específico, têm por objetivo

a) privilegiar determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.

b) construir agrupamentos partidários.

c) pressionar o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.

d) formar relacionamentos grupais.

e) aumentar o clima de tensão social na sociedade civil.


6 A respeito de como a sociologia observa os movimentos sociais contemporâneos, pode-se dizer que estes são definidos a partir de critérios como maior ou menor homogeneidade ou heterogeneidade de sua composição social. Sendo assim, considere as afirmações a seguir e assinale a opção correta sobre tais movimentos:

I - Os movimentos sociais quase sempre estão associados às camadas menos privilegiadas da sociedade.

II - Um movimento social se define por ser organizado segundo os interesses coletivos, a partir de problemas relativos às condições de classe, à origem étnica, à identidade de gênero, aos processos ambientais, ou então a partir de problemas específicos de certos grupos sociais.

III - Movimentos sociais amplos, como o estudantil, o ecológico e o feminista visam atender interesses coletivos.

IV - Os movimentos sociais contemporâneos, apesar de sua roupagem coletiva, tem se configurado como meramente um conglomerado de interesses individuais.

Estão corretas as afirmativas:

a) Afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Afirmativas I, II e IV estão corretas

c) Afirmativas II, III e IV estão corretas

d) Todas estão corretas.

e) Apenas a IV está correta.


7 (Enem/2015) “Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.” (Adaptado de: GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003).

No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para

a) diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.

b) tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.

c) difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.

d) ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.

e) fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao Estado.


GABARITO
1B
2E
3D
4E
5C
6A
7B

domingo, 15 de dezembro de 2024

Humanas para o ENEM - DESIGUALDADE SOCIAL

Humanas para o ENEM - DESIGUALDADE SOCIAL


1 ENEM (2022) TEXTO I

TEXTO II

    É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? É possível interagir na aula remota pelo celular?

ASSIS, A. E. S. Q. Educação e pandemia. Educação em Revista, n. 37, 2021 (adaptado).

A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporânea:

a) Exclusão social.               b) Expansão digital.

c) Manifestação cultural.      d) Organização espacial.

e) Valorização intelectual.


2 ENEM (2020) Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa presença feminina se dá mais no espaço dos empregos precários, onde a exploração, em grande medida, se encontra mais acentuada.

NOGUEIRA, C. W. As trabalhadoras do telemarketing: uma nova divisão sexual do trabalho? In ANTUNES, R, et al. Infoproletários degradação real do trabalho virtual. São Paulo. Bomtempo, 2009.

A transformação descrita no texto tem sido insuficiente para o estabelecimento de uma condição de igualdade de oportunidade em virtude da(s)


a) estagnação de direitos adquiridos e do anacronismo da legislação vigente.

b) manutenção do status quo gerencial e dos padrões de socialização familiar.

c) desestruturação da herança patriarcal e das mudanças do perfil ocupacional.

d) disputas na composição sindical e da presença na esfera político-partidária.

e) exigências de aperfeiçoamento profissional e de habilidades na competência diretiva.


3 ENEM (2018) Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.).Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).

Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

a) criação de novos ofícios.

b) ampliação de direitos sociais.

c) redução da desigualdade de gênero.

d) fragilização da representação sindical.

e) erradicação da atividade informal.


4 ENEM (2010) Seria até engraçado, se não fosse trágico, porque na hora que a pessoa tem uma doença, ela fica se achando responsável por ter a doença. E se você pegar na história da medicina, sempre foi feito isso — os que tinham lepra eram considerados ímpios; tinham lepra porque não eram tementes a Deus, porque não eram homens e mulheres que tinham uma vida religiosa. Os tuberculosos, no início do século, na epidemia de tuberculose na Europa inteira, aqui em São Paulo, no Brasil todo, eram pessoas devassas, jovens devassos. Com a Aids nós vimos a mesma coisa. Quem tinha Aids, quem eram? Eram os promíscuos e os viciados em drogas, não é?

Entrevista de Dráuzio Varella no programa Roda Viva em 30 ago. 2004. Disponível em: www.rodaviva.fapesp.br. Acesso em: 30 jan. 2012 (adaptado).

Dráuzio Varella discute a associação entre doença e costumes cotidianos. De acordo com o argumento apresentado, essa associação indica


a) a culpabilização de hábitos considerados como desregrados, adequando comportamentos.

b) o desejo de estender a qualidade de vida, controlando as populações mais jovens.

c) a classificação dos grupos de risco, buscando impedir o contágio.

d) a diminuição da fé religiosa, na modernidade, rejeitando a vida celibatária.

e) o desenvolvimento da medicina, propondo terapêuticas que melhorem a vida do doente.




5 O ápice da ilustração se traduz por uma conduta social caracterizada pela 

a) cultura do cancelamento.

b) prática do feminicídio.

c) postura negacionista.

d) ação involuntária.

e) defesa da honra.


6 ENEM (2021) As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.

ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.

A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como

a) ação afirmativa.

b) missão civilizatória.

c) desobediência civil.

d) apropriação cultural.

e) comportamento xenofóbico.


7 ENEM (2019) A cidade E a situação sempre mais ou menos, Sempre uns com mais e outros com menos. A cidade não para, a cidade só cresce O de cima sobe e o de baixo desce. CHICO SCIENCE e Nação Zumbi. In: 

a lama ao caos. Rio de Janeiro: Chaos; Sony Music, 1994 (fragmento). A letra da canção do início dos anos 1990 destaca uma questão presente nos centros urbanos brasileiros que se refere ao(à)

a) déficit de transporte público.

b) estagnação do setor terciário.

c) controle das taxas de natalidade.

d) elevação dos índices de criminalidade.

e) desigualdade da distribuição de renda.


8 ENEM (2010) A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) abriu inscrições na semana passada. A grade curricular é inspirada em similares dos Estados Unidos da América e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a todo o público estudantil e tem como principal objetivo impedir a evasão escolar de grupos socialmente discriminados.

Época, 11jan. 2010 (adaptado). O texto trata de uma política pública de ação afirmativa voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição de ensino para atender esse público, pretende-se

a) contribuir para a invisibilidade do preconceito ao grupo LGBT.

b) copiar os modelos educacionais dos EUA e da Europa.

c) permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico.

d) criar uma estratégia de proteção e isolamento desse grupo.

e) promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino.


9 ENEM (2014)

Maria da Penha.

Você não vai ter sossego na vida, seu moço

Se me der um tapa

Da dona “Maria da Penha” Você não escapa

O bicho pegou, não tem mais a banca

De dar cesta básica, amor

Vacilou, tá na tranca

Respeito, afinal, é bom e eu gosto

[...]

Não vem que eu não sou

Mulher de ficar escutando esculacho

Aqui o buraco é mais embaixo

A nossa paixão já foi tarde

[...]

Se quer um conselho, não venha

Com essa arrogância ferrenha

Vai dar com a cara

Bem na mão da “Maria da Penha”


ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007.

A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)


a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.

b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.

c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.

d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.

e) ingestão excessiva de álcool pelos homens.


GABARITO
1 A
2 B
3 B
4 A
5 B
6 D
7 E
8 E
9 C

QUESTÕES DE FILOSOFIA UECE 2025.1

Filosofia UECE 2025.1 68. Assinale a opção que corresponde a um exemplo de silogismo válido aplicado ao contexto da pandemia deCOVID-19. A) ...