GEOGRAFIA POLÍTICA - Conflitos globais
Questões para o ENEM e vestibulares
1 ENEM 2023 A intencionalidade geopolítica agregada ao símbolo da Organização das Nações Unidas ocorre porque a imagem:
a) inverte a localização dos países no globo.
b) centraliza a posição dos países do norte.
c) reduz a escala no traçado dos países periféricos.
d) ignora a existência de continentes meridionais.
e) apresenta uma continuidade entre as porções continentais
2 ENEM 2023 - Enquanto as tecnologias avançadas são desenvolvidas nos centros de poder, as reservas naturais estão localizadas nos países periféricos, ou em áreas não regulamentadas juridicamente. Esta é, pois, a base da disputa.
Há três grandes eldorados naturais no mundo contemporâneo: a Antártida, que é um espaço dividido entre as grandes potências; os fundos marinhos, riquíssimos em minerais e vegetais, que são espaços não regulamentados juridicamente; e a Amazônia, região que está sob a soberania de estados nacionais, entre eles o Brasil. BECKER, B. K. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, n. 53, 2005
Um problema geopolítico contemporâneo que está em pauta na situação descrita no texto é o(a)
a) gestão e controle de territórios.
b) definição e normatização de fronteiras.
c) formação e consolidação de acordos militares.
d) assentamento e expansão de núcleos populacionais.
e) planejamento e implantação de blocos econômicos.
3 ENEM 2021 - Posturas e concepções presentes nos movimentos religiosos, como a ideia de que existem povos escolhidos e abençoados por Deus, passariam a povoar o imaginário coletivo da nação que se acreditava eleita para um destino glorioso. A fé nas instituições livres e democráticas também se intensificava. A partir disso, desenvolveu-se a ideia de “destino manifesto”: seria uma missão espalhar a concepção de sociedade norte-americana para as regiões vistas como carentes e necessitadas de ajuda.
KARNAL, L. et al. História dos Estados Unidos: as origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2013.
O projeto de posicionamento geopolítico exposto no texto fundamentava-se na articulação entre
a) fomento à expansão territorial e avanço da acumulação capitalista.
b) apelo a lideranças carismáticas e adoção de diplomacia isolacionista.
c) privatização da instrução pública e ampliação do ensino confessional.
d) construção do monolitismo partidário e abandono do legislativo bicameral.
e) contenção da indústria de defesa e promoção do internacionalismo pacifista.
4 ENEM 2023 Escrito durante a Primeira Guerra Mundial, o seguinte trecho faz parte da carta enviada pelo secretário do exterior britânico, Sir Arthur James Balfour, ao banqueiro Lord Rotschild, presidente da Liga Sionista, em 2 de novembro de 1917, a carta ficou conhecida como Declaração Balfour:
"O governo de Sua Majestade vê com aprovação o estabelecimento na Palestina de um lar nacional para o povo judeu, e fará todos os esforços para facilitar tal objetivo. Nada será feito que possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas na Palestina.” GATTAZ, A. A Guerra da Palestina. São Paulo: Usina do Livro, 2002 (adaptado).
A análise do resultado do processo em questão revela que o governo inglês foi incapaz de garantir seu objetivo de
a) promover o bem-estar social.
b) negociar o apoio muçulmano.
c) mediar os conflitos territoriais.
d) estimular a cooperação regional.
e) combater os governos autocráticos.
5 Uece 2024 - A partir de uma análise de conjuntura geopolítica global recente, análise os três casos de conflitos armados a seguir e assinale a opção em que os países estão numerados de acordo com as respectivas descrições desses conflitos:
1. Os conceitos de território, poder, fronteira e expansão territorial são fundamentais para a compressão dessa guerra que se desenrola a partir das aspirações de um estadista que governa o país há mais de 25 anos ininterruptos e tem profundos interesses territoriais rumo ao Mar de Azov e, consequentemente, ao Mar Negro.
2. Uma guerra violenta que se arrasta há dez anos, resultando em centenas de milhares de mortos e milhões de desabrigados, vítimas de um desastroso processo político interno apoiado pelo governo do Irã. Uma das facetas mais cruéis desse longo e confuso conflito é a morte e mutilação de crianças, vítimas dos Houthi, movimento radical político-religioso xiita que vem, recentemente, realizando ataques a navios mercantes na região do Mar Vermelho.
3. O país vive uma crise política de enormes proporções desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, morto dentro de casa na capital do país, em julho de 2021. Ariel Henry, primeiro-ministro, que assumiu o governo após o magnicídio, teve sua legitimidade no posto questionada de forma recorrente, e a ausência de eleições paralisou o Legislativo, levando-o a renunciar ao cargo. O país vive um vazio político que deu às gangues armadas violentas ainda mais poder.
A) 1. Guerra Rússia x Ucrânia; 2. Haiti; 3. Iêmen.
B) 1. Iêmen; 2. Haiti; 3. Guerra Rússia x Ucrânia.
C) 1. Haiti; 2. Iêmen; 3. Guerra Rússia x Ucrânia.
D) 1. Guerra Rússia x Ucrânia; 2. Iêmen; 3. Haiti.
6 Uece 2024 - O Conflito Israel-Hamas fez revigorar a discussão do aspecto expansionista territorial israelense no que suas lideranças políticas, militares e religiosas mais ortodoxas reivindicam ser seu o direito à autodeterminação em seu solo pátrio, razão pela qual defendem a colonização de áreas até então ocupadas desde longa data pelos palestinos. O movimento que tem tais conotações territorialmente expansionistas é denominado de
A) semitismo. B) assimilação.
C) sionismo. D) judaísmo.
7 UEL 2024 - Guerras tendem a criar novos arranjos territoriais e a modificar sua representação no mapa-múndi. Exemplo disso é a guerra na Ucrânia, que no dia 24 de fevereiro de 2023 completou 1 ano. Há possibilidades de novos desdobramentos, como o envolvimento de outros países e ameaça nuclear. As figuras a seguir apresentam a Ucrânia antes da invasão russa e um ano depois.
Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre conflitos mundiais, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A anexação da Crimeia como território russo, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), possui significativa importância para a Rússia em função da posição geográfica privilegiada e saída para o Mar Índico.
( ) A possibilidade de a Ucrânia ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma das causas do conflito, pois significaria maior aproximação em relação ao Ocidente e perda de influência da Rússia sobre o país.
( ) Algumas das consequências do conflito são a grande onda de refugiados ucranianos, centenas de mortos e feridos, além de sanções econômicas contra a Rússia e os membros de seu governo.
( ) Com exceção da Romênia, todos os países que fazem fronteira com a Ucrânia ingressaram na OTAN, deixando a Rússia cercada por uma aliança inimiga.
( ) A divisão territorial da Ucrânia mostra que as regiões oeste e centro estão sob controle do governo e as regiões sul e leste do país, separatistas pró-russos, têm maior influência e encontram-se sob o domínio da Rússia.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
A) V, V, V, F, F. B) V, F, V, F, V.
C) F, V, V, F, V. D) F, V, F, V, F.
E) F, F, F, V, V.
8 UEA 2023 - A Finlândia se tornou o 31º país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 04 de abril de 2023. A solicitação formal para a adesão da Finlândia à Otan ocorreu em conjunto com a Suécia, em maio de 2021. (www.bbc.com, 04.04.2023. Adaptado.) A adesão dos países mencionados no excerto como novos membros da Otan tem como intuito
A) evitar o avanço do socialismo para a Europa Ocidental.
B) restabelecer o domínio financeiro norte-americano na Europa.
C) promover a expansão da industrialização bélica no Leste Europeu.
D) substituir gradualmente as ações geopolíticas da ONU no Leste Europeu.
E) assegurar a proteção mútua em caso de agressão armada pela Rússia.
9 UFPR 2024 - Assinale a alternativa que indica corretamente a causa de conflitos regionais marcantes da história recente.
A) Até 1989, o comunismo era a ideologia que dava unidade à Iugoslávia, e a substituição dessa ideologia pelo fundamentalismo muçulmano gerou conflitos com as minorias cristãs na região dos Cárpatos.
B) A África tem grandes espaços cobertos por desertos e savanas e riquezas minerais concentradas em poucas áreas, de modo que a pobreza e a carência de recursos levam a guerras.
C) Os conflitos na Irlanda do Norte opunham a maioria protestante que deseja que esse país continue integrado ao Reino Unido à minoria católica que quer a integração com a Irlanda do Sul.
D) Após o fim da URSS, a República da Ucrânia recusou-se a entregar o arsenal nuclear soviético instalado em seu território, fato que é apontado como uma ameaça à segurança da Rússia.
E) O fim do comunismo substituiu o mundo bipolar do pós-guerra pela hegemonia dos EUA, o que vem provocando conflitos geopolíticos que são resolvidos por intervenções militares norte-americanas, caso do Afeganistão.
10 UECE No que diz respeito à noção geopolítica de “Sul Global”, assinale a afirmação verdadeira
a) A noção geopolítica de “Sul Global” refere-se aos países em desenvolvimento da África, América Latina e Caribe, Ásia e Oceania, sejam economias grandes ou pequenas. Mesmo países que apresentam um PIB muito elevado, como a China, apesar de geograficamente estar situada no hemisfério norte, entram nessa classificação econômico-política, pelo fato de os índices de desigualdade social serem neles ainda elevados.
b) O “Sul Global” corresponde à metade do planeta Terra que fica ao sul da linha do equador. Ele contém todos ou partes de cinco continentes, milhares de ilhas marinhas e quatro oceanos. Mais de 800 milhões de pessoas vivem no hemisfério sul, representando cerca de 10 a 12% do total da população humana global.
c) O conceito de “Sul Global” abarca nações muito distintas, mas que possuem características em comum: o fato de haverem constituído a periferia colonial, bem como atualmente uma população jovem e em expansão, abundância em recursos naturais, baixo nível de desenvolvimento econômico, potencial expansão econômica e articulação de organizações políticas independentes/neutralistas e não alinhadas às potências econômicas globais, como EUA, União Europeia, China e Japão.
d) A política econômica encampada a partir da noção de "Sul Global", contraditoriamente, valoriza a cooperação Sul-Norte, em detrimento das relações Sul-Sul, mas no sentido em que as trocas sejam mais vantajosas para os países do chamado "Sul Global".
GABARITO
1B
2A
3A
4C
5D
6C
7C
8E
9C
10A