quarta-feira, 13 de agosto de 2025

5 questões de filosofia sobre os contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau)

1 ENEM 2022 Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não existe um amor natural, mas somente uma explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que, se não fosse disciplinada pelo Estado, originaria uma incontrolável sucessão de violências e excessos.

NICOLAU, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à Idade Moderna. São Paulo: Globo, 2005 (adaptado).

Referente à constituição da sociedade civil, considere, respectivamente, o correto posicionamento de Aristóteles e Hobbes:

a) Instrumento artificial para a realização da justiça e forma de legitimação do exercício da coerção e da violência. 

b) Realização das disposições naturais do homem e artifício necessário para frear a natureza humana. 

c) Resultado involuntário da ação de cada indivíduo e anulação dos impulsos originários presentes na natureza humana.

d) Objetivação dos desejos da maioria e representação construída para possibilitar as relações interpessoais.

e) Realização da razão e expressão da vontade dos governados.


2 ENEM 2021 O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçandoos, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais. HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).

Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano

a) internalizar os princípios morais, objetivando a satisfação da vontade individual.

b) aderir à organização política, almejando o estabelecimento do despotismo.

c) aprofundar sua religiosidade, contribuindo para o fortalecimento da Igreja.

d) assegurar o exercício do poder, com o resgate da sua autonomia.

e) obter a situação de paz, com a garantia legal do seu bem-estar.


3 ENEM 2021 Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixões a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rústicos. Não era melhor, mas os homens encontravam sua segurança na facilidade para se reconhecerem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor não temos mais a noção, poupava-lhes muitos vícios.

ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado).

No presente excerto, o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) exalta uma condição que teria sido vivenciada pelo homem em qual situação?

a) No sistema monástico, pela valorização da religião.

b) Na existência em comunidade, pela comunhão de valores.

c) No modelo de autogestão, pela emancipação do sujeito.

d) No estado de natureza, pelo exercício da liberdade.

e) Na vida em sociedade, pela abundância de bens.


4 UECE 2019 - “É um dito corrente que todas as leis silenciam em tempos de guerra, e é verdade, não apenas se falarmos de leis civis, mas também naturais [...] E entendemos que tal guerra é de todos os homens contra todos os homens. ”HOBBES, Thomas. Do Cidadão.Trad. Raul Fiker. São Paulo: Edipro, 2016, p. 83s. 

O Texto de Hobbes se refere a um estado de guerra de todos contra todos, que enseja, pelo medo da morte, um estado civil. O nome dado por Hobbes a esse estado anterior ao pacto social é

a) Leviatã.                                 

b) Sociedade Civil.

c) Estado de Natureza.            

d) Lei Natural.


5 UECE 2022 “Hobbes parte do estado de natureza, no qual não existiria lei, não existiria indústria humana, não existiria nada, e o homem é o lobo do próprio homem; e pelo fato de o homem ser antissocial por natureza, só se torna possível ele viver em sociedade com um Estado extremamente forte. Com Locke, a coisa é diferente. Locke diz que o homem não é um ser rebelde à vida política. No estado de natureza, mesmo com ausência de Estado, mesmo com ausência de leis, existe uma vida econômica que torna possível a integração dos indivíduos entre si. Então o Estado nasce para complementar, para tornar possível essa sociabilidade originária, que é a sociabilidade de mercado”.

TEIXEIRA, F. J. S. Liberalismo clássico e neoliberalismo: Duas faces da mesma moeda?. Curso on line, aula 02, em 12.09.2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TA9MUFoRtOo&t=2009s. Acesso em: 9 out. 2022. (Texto adaptado)

Essas duas concepções políticas são

a) ambas liberais.  

b) ambas absolutistas.

c) absolutista, a primeira, e liberal, a segunda.

d) liberal, a primeira, e absolutista, a segunda.


GABARITO
1B
2E
3D
4C
5C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 questões de filosofia sobre os contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau)

1 ENEM 2022 Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta ...